biografia


23 Julho 1965, Torres Vedras, Portugal

É co-fundadora da associação cultural sem fins lucrativos “Experimenta – Associação para a Promoção do Design e Cultura de Projecto”, criada em Lisboa em 1998, da qual é Presidente desde o ano 2000. Desde 1999 que se dedica à direcção e programação da bienal ExperimentaDesign, da qual é co-autora e Directora. É também responsável ou co-responsável curatorialmente por todos os projectos que a associação efectua desde que foi criada, bem como pela gestão das relações institucionais e internacionais da associação, pela sua comunicação e pelo seu desenvolvimento estratégico.É membro do Advisory Board da Fondazione Bisazza em Itália, do Conselho Consultivo do IADE, do Conselho Consultivo da Babel e do Conselho Consultivo do Grace. Foi co-curadora de um dos núcleos de programação da nova instituição cultural parisiense, La Gaité Lyrique, que teve lugar no primeiro trimestre de 2012.
É presidente da ExperimentaDesign Amsterdam Foundation, criada em Janeiro de 2008 com o propósito de produzir a edição holandesa da bienal ExperimentaDesign. Integra a Comissão Executiva para a Comemoração dos 200 Anos das Linhas de Torres Vedras.
Em 2010 foi consultora do Departamento de Música da Fundação Calouste Gulbenkian na área da Comunicação e “talk-host” do programa de televisão “As Cidades Visíveis” no Canal Q da Meo.Dirigiu e coordenadou o programa Art Algarve 2009, integrado no Allgarve 2009, a convite do Turismo de Portugal. Efectuou o design estratégico e direcção artística da Make It Better, linha de design de equipamento para a empresa Movelpartes, do grupo Sonae.
Integrou o International Advisory Committee de “Torino 2008 World Design Capital”, a primeira capital mundial do design. Integrou o International Think Tank do evento escocês “Six Cities Design Festival”, cuja primeira edição aconteceu em 2007 na Escócia, por iniciativa do Governo Britânico, e o Editorial Committee do “Utrecht Manifest Design2007”, na Holanda.

Foi Directora Curatorial do Prémio de Design Massimo Dutti, cuja primeira edição aconteceu em 2007, e que visou promover e distinguir o design de equipamento em Portugal.  Foi uma das dez curadoras internacionais do mais recente livro da Phaidon Press sobre design contemporâneo, “& Fork”, publicado em Abril de 2007. Foi membro do júri da primeira edição do Prix Émile Hermès, em 2007.

Foi assessora do Administrador-Delegado da Fundação Casa da Música na área de Comunicação, Marketing, Design e Desenvolvimento, entre Setembro de 2006 e Janeiro de 2008.
Foi professora-adjunta na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha em 2006, responsável por um dos módulos da disciplina de Gestão Cultural, pertencente à Licenciatura em Animação Cultural.
Foi nomeada para o cargo de Administradora da Fundação Centro Cultural de Belém em Novembro de 2004 pelo Governo Português, cargo que exerceu até 30 de Outubro de 2005. Entre 2002 e 2005 integrou o Conselho de Gestão da Colecção de Design Industrial e de Moda Francisco Capelo, cujo espólio constitui, actualmente, o Museu do Design. Foi membro do Conselho Consultivo das Comemorações dos 30 anos do 25 de Abril, criado em 2004, e é uma das promotoras do Compromisso Portugal.

Pertenceu à equipa do programa de televisão Encontro Marcado, desde Setembro de 2004 até Setembro de 2005, tendo sido responsável por efectuar as entrevistas cujos convidados e temas passaram exclusivamente pela àrea da cultura contemporânea portuguesa. Foi co-autora do programa de televisão EXDMagazine, sobre design e cultura contemporânea, (2001) e co-autora do projecto de requalificação da 72ª Feira do Livro de Lisboa (Lisboa, 2002).

Iniciou o seu percurso na área de design de equipamento em 1992, sendo co-fundadora, com Rui Morgado, do atelier Elementos Combinados. Desde então projectou, editou e comercializou diversas séries de mobiliário, criando, desde 1997, vários projectos sobre a interdisciplinaridade do design e a sua relação com outras áreas criativas, nomeadamente a música e a escrita, tendo participado em várias exposições, individuais e colectivas.

Dirige e comissaria diversos projectos expositivos na área do design, exercendo também actividades enquanto consultora e enquanto oradora em debates e conferências na área do design e do desenvolvimento estratégico, em Portugal e no estrangeiro. Escreve sobre design, cultura e comunicação para revistas portuguesas e estrangeiras.

De 1990 a 1993 assumiu a Direcção de Marketing e Comunicação da discoteca Sociedade Anónima, com capacidade para 3000 pessoas, para a qual concebeu e dirigiu, também, uma programação cultural contínua. Completou o 4º Ano de Piano do Conservatório, entrou para o 1º ano de Biologia na Universidade dos Açores, tirou o curso de programação Cobol 74 e formou-se em Gestão Hoteleira na Universidade Internacional de Lisboa, em 1987. Posteriormente fez o primeiro ano do Curso de Arquitectura de Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, interrompendo no segundo ano para fundar a Associação Experimenta, em 1998.Foi distinguida em 2004 pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a Medalha de Mérito Cultural e em Março de 2005 pelo Governo Francês com o Grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.